WEB RÁDIO NOTURNA FRUTAL MG

Links:

Inicial

Jornal Rota 99

Multimídia

Seminário

Simpósio

História da Aviação

História de Frutal

Fatos históricos

Mapas Antigos


Curiosidades

Humor

Piadas

Mensagens


Fotos de Frutal

Pássaros do Brasil


Culinária

Velocímetro

Nossos Programas
:

Expresso Noturna

Quando a Vovó j Biroca

PG Alaide Rodrigues

PG Lu Ferreira


PG Hora do Botelho

Divulgações:

Vinheta Artigo 5
 


Mapa 01 - Detalhe da folha Physical Earth da National Geographic Maps, Washington, E.U.A., 1998, modificada na lateral, apresentando a Tripla Projeção de Winkel, Meridiano Central 0º,escala original 1:54.100.000, sobre imagem de satélite da costa do Brasil e parte da América do Sul.



Mapa 02 - Detalhe do Atlas Miller de Lopo Homem dos Reis de 1519, século XVI, da Biblioteca Nacional da França, apresentando muita semelhança com a imagem ao lado. Representando assim, a grande exatidão com que os levantamentos da costa brasileira já vinham sendo feitos desde o século XV.



Mapa 03 - No prefácio de seu livro Bahrye, Piri Reis descreve como se baseou e preparou este polêmico mapa, na cidade de Galibolu, entre 9 de março a 7 de abril de 1513. Em 9 de novembro de 1929, em uma prateleira no Museu do Palácio Topkapi, em Istambul, ele reapareceu. Abaixo a imagem deste magnifico mapa apresentando partes das costas da África , América e Antártica.




Mapa 04 - Detalhe do mapa de Alberto Cantino que se encontra na Biblioteca Etense de Módena, Itália, que foi concluído em 1502, onde apresenta partes da costa da América e Norte do Brasil. Fato notório é que ele se apresenta remendado na ponta esquerda. Representado a possibilidade de, ter sido concluído esta parte do mapa depois, por motivos prováveis de “novas informações”.



Mapa 05 - Mapa da Lacônia que consta na “Description of Grece” de Pausanias, Harvard University Press, USA, 1971. Nele podemos apreciar a cidade de nome Brasiae, no lado superior da folha e próximo a Sparta no lado continental.




Mapa 06 - Mapa do globo terrestre apresentando a Projeção Eqüidistante Azimutal centrada na cidade do Cairo, Egito.Força Aérea dos Estados Unidos da América -USFA

Mapa 07: Detalhe do "Plano del puerto del Rio Janeiro situado en la latitud S. de 225410 longitud occidental de Cadiz 3631", ano de 1780


Mapa 08: detalhe de "Plan de la baye et de la ville de Rio Janeiro", autor Duguay-Trouin, ano 1740


Mapa 09: MapaMappa de Toda a Extenção da Campanha feixada pelo Rio Grande e pelos registros que limitão a Capitania de Minas - autor desconhecido, prov. séc. 18.


Mapa 10: Mapa Editado na Idade Média (Nordenskiöld, 1483 -Brescia), baseado no trabalho de Ambrosius Macrobios (395-423 dC). Note-se que este mapa era comum durante toda a Idade Média, e que colocava a existência de uma terra coberta de gelo na parte austral do mundo quasese como uma certeza.


Mapa 11:O mapa de Virga já demonstra a tendência das cartas náuticas (mapas portolanos), da qual o mapa de Piri Reis faz parte.

O uso do compasso e das bússolas como instrumentos náuticos, comuns desde o fim do séc XII , junto com o desenvolvimento do astrolábio, foram decisivos para a criação das cartas náuticas, que conseguiram um grande grau de perfeição já no séc. XIV. No final desse século os cartógrafos já tinham conhecimento de latitude e longitude, além de terem idéia dos círculos polares.

O mapa de Piri Reis não foi feito como os mapas modernos, com grades verticais e horizontais para facilitar a localização. O método utilizado é mais antigo, aperfeiçoado por Dulcert Portolano, que utilizava uma série de círculos com linhas se irradiando a partir deles. Os mapas feitos com esse método são, por isso, denominados de mapas "portolanos". Seu objetivo era guiar os navegadores de porto a porto, ao contrário da concepção moderna que é a de localizar uma posição. 

Note-se que cada capitão de navio levava consigo um cartógrafo, cujo trabalho era para "consumo interno", ou seja, para orientação do capitão e não como trabalho em prol do conhecimento geográfico do mundo. Por isso cada mapa era praticamente personalizado.

Outro exemplo de mapa portolano e que apresenta as mesmas deformações no continente americano que o mapa de Piri Reis é o feito em 1502/1505, pelo genovês Nicolo Caverini.



Mapa 12: Neste mapa editado por Martin Waldseemuller, em 1507 apresenta o mesmo formato alongado do continente sul-americano.


Mapa 13: Assim como houve enganos quanto a penínsulas não existentes, algumas ilhas fictícias foram acrescentadas ao mapa. Isso era algo comum aos mapas da época. Há diferenças de latitudes, tanto nos hemisférios sul e norte da América. O rio Amazonas é colocado duas vezes, uma com a foz e outra sem. 
Além do mais, o continente Antártico não está representado com a famosa perfeição, tanto em localização (está uns 10° defasado, na altura da costa uruguaia) como em contorno, com ou sem a capa de gelo.


Mapa 14:

Noturna FM Frutal MG © 2005 2022